IFPA - Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, III CONGRESSO NACIONAL DE DIVERSIDADES E QUESTÕES ETNICORRACIAIS

Tamanho da fonte: 
Vivencinado a diversidade na educação infantil.
EDIANE DE NAZARE NASCIMENTO DE JESUS

Última alteração: 2015-11-05

Resumo


Por meio de observações dos professores e alunos foi possível percebe que algumas crianças reproduziam ideias preconceituosas em relações aos seus colegas;  além disso apesar de grandes discussões sobre a diversidade cultural brasileira, percebe-se,claramente, que há um estimulo social para proliferar conceitos de superioridade de alguns grupos sociais, assim, a criança acaba por reproduzi-los. Entendem-se que a escola é a instituição adequada em conjunto com a comunidade em geral na busca da superação de estereótipos sociais Com vista à valorização da diversidade, construir conceitos e ideias positivas acerca das diferenças e semelhanças da pessoa humana na  educação infantil é  fundamental e pertinente desenvolver para uma formação para a cidadania. "A criança tem espírito de observação; basta não matá-lo", Decroly (1871-1932), Assim, se a criança aprende observando,logo é importante problematizar a relação da criança dentro e fora da sala de aula com a pluralidade humana, no sentido de poliferar ideias positivas acerca da diversidade da pessoa humana nos aspecto físico social e cultural.


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.